Logística proativa: antecipando problemas para evitar reclamações!

Já é fato, que o consumidor atual está mais criterioso e seletivo. Essa realidade tem exigido das empresas uma atuação impecável, longe de erros e problemas que comprometam sua relação com a clientela. Por isso, neste post falaremos um pouco sobre a logística proativa, uma tendência que atende a essa demanda de mercado.

Aquela velha história de que prevenir é o melhor remédio faz muito sentido para esse conceito e, ao longo deste artigo, você entenderá melhor a importância de antecipar-se à possíveis problemas e, dessa forma, evitar reclamações.

O que é a logística proativa e como ela ajuda a reduzir os custos logísticos das operações

A logística proativa nada mais é que uma estratégia de prevenção às ocorrências e problemas. E para falar em logística proativa é importante relembrar o conceito de proatividade. Em geral, ele se refere ao comportamento de previsão, ou seja, agir com estratégia e inteligência, a fim de evitar problemas e proporcionar soluções.

Ao incorporar a logística proativa em suas estratégias, as empresas utilizam recursos inteligentes como suporte para o monitoramento e antecipação de erros e falhas que podem gerar problemas futuros – ou até mesmo imediatos – para essa etapa.

A prática da logística proativa ajuda não só na previsão das ocorrências, como também no desenvolvimento de soluções antecipadas para elas e na redução de custos dos processos envolvidos.

Quais os benefícios desse modelo de atuação?

Após compreender que a logística proativa não depende de reclamações ou pedidos do cliente para ser executada e que, além disso, visa minimizar problemas e até visualizar oportunidades com antecedência, podemos afirmar que ela pode se transformar em um diferencial para seu negócio.

Quando você tem visibilidade de todas as etapas da jornada do seu cliente e como o seu negócio atua em cada uma delas, o controle do processo se torna mais fácil. É a partir de um planejamento logístico adequado que você consegue enxergar de maneira estratégica as forças da sua empresa, do seu time e o quanto de esforço você deve dedicar para agir preventivamente em cada ponto.

Confira agora, alguns benefícios de utilizar esse modelo na sua empresa:

  • Soluções antecipadas: Ao desenvolver métodos e tecnologias capazes de prever e identificar falhas que podem comprometer as operações logísticas, as empresas têm a possibilidade de tomar medidas paliativas, desenvolvendo soluções antecipadas e que ajudem a minimizar o impacto dos problemas.
  • Redução de gastos com re envios e devoluções: Agir preventivamente para eliminar esse tipo de ocorrência, já que é muito comum, tentar efetuar uma entrega ao cliente ou recolher um produto para devolução e não ter encontrado ninguém no local determinado. Com o processo de logística proativa, você pode enviar avisos ao cliente informando a data e o horário em que a entrega será realizada ou que o produto será recolhido e assim, evitar o desencontro.
  • Otimização do relacionamento com o cliente: No sistema, a ideia é separar alguns funcionários do SAC para realizar um contato espontâneo com o consumidor, buscando ouvir sugestões, receber uma avaliação da entrega e até mesmo ofertar novos produtos.
  • Redução dos índices de reclamações: Sempre que você atua preventivamente e de maneira proativa, é possível reduzir os índices de reclamações e problemas com a logística. Agindo proativamente você não deixa o problema acontecer e, consequentemente, reduz os índices de reclamações.

Como ser proativo no rastreamento das entregas?

Alguns dos pontos mais críticos nos processos logísticos são, sem dúvidas, o transporte e a entrega da mercadoria em si. Além de assegurar que o prazo seja cumprido, é fundamental que a mercadoria esteja segura e chegue em perfeitas condições ao seu destino.

Para que esse processo seja bem executado, deve-se usar a metodologia a logística proativa e prever e planejar todos os passos. Confira algumas dicas:

Mapeie os processos logísticos

A primeira coisa a ser feita é mapear seus processos, do começo ao fim. A função dessa etapa é conhecer melhor o cenário em que sua empresa atua e identificar oportunidades para melhorar, otimizar recursos e se destacar no mercado e para que isso seja efetivo, o profissional de logística deve conhecer bem suas operações, especialmente os gargalos e pontos críticos.

Defina as estratégias antecipadamente

Após ter domínio de sua cadeia logística, é hora de planejar e definir as estratégias que serão aplicadas para evitar que os problemas aconteçam.

Elaborando um plano de ação, sua empresa saberá como agir, caso alguma falha se apresente. O ideal é que sempre exista um plano B para reduzir os impactos negativos de um problema.

Invista em tecnologia

Hoje em dia a maior aliada em todos os empreendimentos, é a tecnologia. Ala pode contribuir para a prevenção e controle de ocorrências negativas.

Aposte em um bom software TMS, de preferência que seja operado na nuvem. Isso trará mais eficiência, segurança e agilidade à sua tomada de decisões, reduzindo significativamente os problemas com a logística.

Fique atento às ocorrências intermediárias e finalizadoras

Os eventos intermediários são aqueles capazes de demonstrar o ponto, no decorrer do processo, em que um fato pode acontecer. Já os eventos finalizadores apontam o ponto em que o processo termina.

Para alcançar uma logística proativa, é necessário observar esses eventos, especialmente porque essas situações são capazes de gerar gatilhos – que podem beneficiar ou não os objetivos da empresa.

Identifique e neutralize atrasos leves e graves

Por último, é importante traçar boas estratégias para agir em caso de atrasos leves e graves – um dos maiores problemas na entrega. Isso porque, mesmo com todos os esforços do time de logística, é possível que surjam algumas falhas.

Utilizando a logística proativa, é possível estabelecer uma comunicação mais assertiva entre a sua equipe e o cliente, de modo que, o menor número de contatos com o cliente resolva a maior quantidade de problemas possíveis.

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