Como contratar uma transportadora de um jeito fácil e rápido.

É muito comum, dentro de uma empresa, os responsáveis pela logística estarem satisfeitos com apenas uma transportadora, até passarem por apuros. Já, outras vezes, eles não estão felizes mas também não sabem como melhorar essa questão.

Com uma margem de lucro muitas vezes pequena, perder vendas ou clientes por causa de mau desempenho das transportadoras, definitivamente, não está nos planos. Soma-se a isso os gastos com frete, que quase sempre são impactantes, principalmente para uma loja virtual, podendo até ser o fator que define seu sucesso ou fracasso.

É através da transportadora que o cliente terá a impressão final sobre seu negócio, e, caso a encomenda atrase ou chegue avariada, mesmo que seja somente a embalagem, de nada adiantará ter prestado um bom atendimento e vendido um produto de boa qualidade por um bom preço, é muito provável que aquele cliente não volte a comprar em sua loja virtual.

Mas a grande dúvida que fica é: o que levar em conta na hora de contratar transportadora? Listamos 4 pontos importantes para analisar, na hora de contratar uma transportadora. Confira:

Quantidade de empresas de transporte disponíveis:

Antes de qualquer coisa, é primordial a realização de uma pesquisa completa de quais empresas e quais modais de transporte podem realizar a coleta em seu centro de distribuição e nas localidades de suas entregas, além do perfil de sua carga, categoria e dimensões.

Reputação das transportadoras:

Analisar a reputação da empresa é muito importante, uma vez, que através de suas entregas, uma transportadora pode facilmente destruir toda reputação que seu e-commerce adquiriu há algum tempo, assim como ela também pode ajudar a melhorar ainda mais essa relação, seja com o cumprimento de prazos, bons preços ou na própria gentileza ao realizar a entrega.

Valor do frete:

O maior desafio, quanto a exigências dos consumidores é o valor do frete, que tem sido a causa da maioria dos abandonos de carrinho. Busque por transportadoras que ofertem bons preços nesse quesito, faça comparativos e procure descontos baseando-se na quantidade de volumes de envio. Assim, é possível ofertar bons preços e ter um bom serviço de entrega.

É necessário ter em mente todas as generalidades e variantes que influenciam no preço do frete. Veja algumas delas:

Fator de cubagem

Taxa de despacho

AD valorem

Taxa de restrição de trânsito (TRT)

Gerenciamento de risco e segurança (GRIS)

Eficácia da transportadora

Verifique as métricas e desempenho das transportadoras, buscando seus dados em períodos de grandes volumes de entrega, como datas comemorativas e blackfriday. Também é necessário analisar a constância nas regiões onde seu negócio realiza mais entregas.

Por que a variedade de fornecedores é essencial para uma gestão eficaz

Ter um leque de opções de entrega pode ser muito proveitoso para a sua empresa. Possuir variedade de preços, prazos e modais te dão mais chances de atender os desejos do consumidor, além de uma certa liberdade e independência, pois ter, por exemplo, contrato somente com os Correios não é algo seguro, sabendo de seu histórico. Por isso, busque ter várias opções de entrega.

O objetivo é alcançar a otimização. Não existe um número perfeito de transportadoras que se deve contratar para ter uma operação ideal. Isso varia muito de empresa para empresa e o correto é sempre acompanhar de perto o desempenho de suas entregas (medindo o nível de qualidade do serviço), nos valores cobrados e sempre de olho no mercado em busca de novas e melhores opções.

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